fbpx

Desperta o teu Compromisso – Coletivo e Individual

Compromisso

Enquanto jogador de futebol foi prática constante iniciar qualquer temporada a querer atingir objetivos individuais e essencialmente coletivos, como subir de divisão, garantir permanência na mesma divisão, alcançar lugares europeus, ir a uma final… Daí ser comum, em momentos mais importantes, trazer a palavra ‘compromisso’ quando queremos elevar resultados.

Nesse meu mundo, no futebol, é comum avaliar-se compromisso através de multas, isto é, existirem multas para tudo e mais alguma coisa. Atrasos na hora do treino, jogos, estágios, falta de material e por aí fora. Em situações normais a caixinha agradece, seja para realizar-se um jantar ou até mesmo para doar esse dinheiro a alguma instituição.

No entanto, basta 1 falhar para as consequências serem graves e o castelo poder desmoronar-se. Não é de estranhar que em algumas das vezes estas estratégias possam ter resultados inesperados. Se coletivamente criar um compromisso serve para que tudo dentro de um grupo ocorra acima dos padrões normais, ou seja, um facilitador de resultados, que razões poderão estar a pôr em causa o compromisso individual previamente estabelecido em grupo?

Será que podem existir razões válidas para cada um de nós desistir do compromisso que fez? Acredito que com o decorrer do tempo até podemos dizer que “afinal isto é areia a mais para a nossa “camioneta”. Até pode ser isso, mas por vezes o problema pode até ser da “camioneta”!

Por isso, antes de criares um compromisso certifica-te da resposta que podes dar. Caso tenhas dúvidas pede um tempo de reflexão e verifica principalmente se a “camioneta” está preparada para os desafios que a estrada poderá apresentar! Ah e não te esqueças que poderás voltar sempre ao grupo, basta reassumires o compromisso!

E no teu caso? Como geres tudo isso na esfera pessoal e/ou profissional?

E na tua realidade o que significa compromisso? Como estabeleces compromisso? Que estratégias utilizas? Como é que a equipa lida com isso? E tu, como lidas com isso?

 

No livro ‘A Minha Causa‘ e nas palestras motivacionais que aplico em empresas, estes são temas que requerem um análise profunda, fundamentada com exemplos reais que me tocaram nos mais de 15 anos que apresento como futebolista profissional.