fbpx

Acredito que todos nós passamos por momentos-chave nas nossas vidas. Momentos onde tudo pode acontecer. Momentos que podem definir rumos. Momentos em que temos um impacto brutal na performance dos nossos pares.

Consegues lembrar-te de algum desses momentos, que tenha marcado e/ou que continue a marcar fortemente a tua vida profissional ou mesmo pessoal?

Ora vamos lá, vou mostrar-vos o meu momento!

Individualmente ou em equipa, todos preparamo-nos (ou deveríamos) para um ponto alto. No futebol o ponto alto chama-se: jogo de futebol.

Semana após semana milhões de pessoas ficam à espera de uma partida de futebol. Adeptos que esperam pelas fortes sensações que o jogo proporciona e que apenas diferem numa coisa: do resultado final. E é aí que entramos nós, os jogadores. Todas as semanas as equipas são postas à prova. O jogo é então o ponto alto de qualquer equipa. Duas equipas que entram em campo onde apenas uma pode ganhar.

Enquanto capitão de equipa, antes do jogo começar, cabe-me a tarefa de dirigir algumas palavras ao grupo. São mais de 40 jogos por época. 40 oportunidades para motivar um grupo de pessoas a trabalhar em conjunto para um resultado final. Acertar na mensagem é conseguir influenciar pessoas, ser capaz de extrair das pessoas sensações capazes de gerar comportamentos através desses resultados. Tem sido uma tarefa que me tem dado um gozo excecional. É sem dúvida uma oportunidade para o meu desenvolvimento pessoal. Implica extrair o melhor de mim. Estar atento aos pormenores, a visualizar, a focar, a puxar pelo meu potencial, a gerar um comportamento que me eleve para um momento de tremenda profundidade.

Líder? Ser eu mesmo. Que palavras motivacionais? Sem grande preparação prévia. Sentir o momento. Perceber o que as pessoas precisam para lhes provocar um arrepio no corpo e sentir o significado de arregaçar as mangas e ir para a luta. E depois arriscar. Vou sempre acertar? Claro que não. Mas tem dado uma pica do caraças, liderar pessoas dentro de uma organização que vive de resultados, de vitórias. O nosso sucesso é a exibição. O nosso sucesso é o resultado. O nosso sucesso é a alegria de quem nos apoia. O nosso sucesso é o futuro de cada um de nós. O meu sucesso é ter momentos onde consigo com palavras influenciar pessoas a procurarem a melhor versão de eles próprios.

O meu momento acontece jogo após jogo, batalha após batalha! E tu, já visualizaste o teu momento? O momento em que passas a ter o poder de gerar resultados para um bem comum?

Aqui ficam alguns tópicos de mensagens exploradas:

– Foca-te naquilo que mais controlas, tu mesmo;

– Vai com tudo e sem medo;

– Dá o melhor de ti, o resto virá;

– Os resultados individuais crescem em vitórias coletivas;

– Pela família;

– Hoje não fica nada por fazer pois amanhã já não há nada a fazer;

– Seguimos juntos o que planeamos;

– Trabalhamos forte para colher no futuro.

No livro ‘A Minha Causa‘ e nas palestras motivacionais que aplico em empresas, este tema requer uma análise profundo. Auxilio-me da minha experiência ao mais alto nível no futebol português para passar uma mensagem real, com exemplos reais dos vários balneários que já partilhei, época atrás de época.