fbpx

Escolher uma Equipa de Trabalho – A realidade desportiva e empresarial

Tive um treinador que durante um exercício de treino pedia a 3 jogadores para escolherem a sua equipa. Depois de escolhidas as equipas os restantes elementos que não eram escolhidos podiam ir tomar banho mais cedo. Estavam dispensados daquilo que faltava do treino.

No mundo do futebol isto é duro.
Rejeição! Últimas escolhas! No mundo da construção das equipas é o pão nosso de cada dia, a normalidade.

Olhando para fora da bolha do mundo em que vivo, em diferentes contextos vive-se situações semelhantes, por exemplo, na realidade do mundo empresarial. Sob a máxima, o mercado é exigente e competitivo, cabe a alguns escolherem as suas equipas.

Imaginem-se no vosso grupo, na vossa empresa, na vossa escola, na vossa universidade ou no vosso clube. Para determinada tarefa teriam de escolher os elementos que gostariam que fizessem parte da vossa equipa, mas lembrem-se que só podem escolher alternadamente, um de cada vez. Alguns daqueles que querias já foram escolhidos… as opções são cada vez menos…. do outro lado o olhar começa a cair! Tu continuas focado? Ou não? Sentimento de pena?

Fizeste as tuas escolhas com a realidade que tens. Agora começa a doer, vamos a jogo. A simples derrota no exercício de treino pode transformar-se numa derrota em jogo, ou até numa negativa a uma disciplina, ou até mesmo perder um concurso, ou não conseguir o financiamento para um projeto, ou mesmo o despedimento.

Portanto, não te esqueças do poder que é escolheres a tua equipa… E nunca te esqueças que por vezes estarás do outro lado. O que farás se fores para o banho mais cedo, desistes?